11 melhores plantas para salas escuras e com pouca luz

Best Plants For Dark Low Light Rooms

As melhores plantas para ambientes escuros e com pouca luz são aquelas que conseguem sobreviver em um local a 4-5 metros de distância de uma janela bem iluminada. Se a sala estiver a mais de 5 metros de uma janela, você terá “luz muito fraca”.

Melhores plantas para salas escuras e com pouca luz

Você pode sobreviver com menos plantas se estiver trabalhando com pouca luz. Há uma casa onde morei que foi construída em 1980 e eu só tinha uma janela voltada para o sul que recebia sol por cerca de uma hora todos os dias. E muitas das plantas que experimentei falharam.

Nesta lista, incluí plantas que podem crescer em locais com luz suficiente para uma leitura confortável. No entanto, acender artificialmente uma luz durante o dia daria um efeito de brilho.

Planta Aspidistral para Salas Escuras

Os jardineiros descrevem a Aspidistra como uma planta doméstica resistente e adaptável. Ela cresce bem em condições de pouca luz e requer poucos cuidados.

A Aspidistra é uma planta perene que se desenvolve muito bem em média e em temperaturas mais baixas. Pode tolerar locais sombreados e até prosperar em ambientes fechados com pouca exposição à luz.

A folhagem desta planta inclui folhas grandes e brilhantes por natureza. As folhas bronze-esverdeadas desta planta podem dar um toque muito rico ao espaço da sua casa.

Alguns jardineiros têm dificuldade em cultivar a Aspidistra, mas não é tão difícil como as pessoas pensam.

Tem um bom desempenho com solo médio e raramente requer fertilizante. Na verdade, muita fertilização pode prejudicar a saúde desta planta de casa.

Esta planta também sobrevive com pouca água. Também requer muito pouco cuidado e manutenção, por isso não requer muito do seu tempo ou esforço.

Aglaonema para salas escuras

Aglaonema é uma planta de casa comum que precisa de luz solar indireta. Ele se adapta facilmente à pouca luz e ao ar mais seco, enquanto morre muito rapidamente em altas temperaturas ou luz solar direta.

Você pode cultivar esta planta em um recipiente dentro de casa, mas é melhor em locais onde não fique muito perto de saídas de aquecimento que ressecam suas folhas. Verifique esta postagem no Guia Completo de Cultivo Evergreen Chinês.

A Evergreen Chinesa é uma planta pequena com folhas verdes densas e de formato oval. Ele atingirá cerca de 60 centímetros de altura quando você colocar tudo em um vaso, mas pode ficar maior se as raízes forem deixadas intactas e tiverem espaço para crescer.

A Evergreen Chinesa também é conhecida como Aglaonema ou Planta Vaso de Prata por causa de suas folhas metálicas prateadas.

É cultivado pela sua aparência e raramente é conhecido por qualquer outro valor. Eles requerem água e fertilizantes moderados.

Por exemplo, Aglaonema ‘Silver Queen’ é uma bela planta com folhas em forma de lança que são verdes na parte superior e prateadas na parte inferior.

Dracaena para condições de pouca luz

Dracaena é uma combinação de tipos de plantas com pouca luz que oferecem mais cores com menos iluminação. várias plantas específicas dentro dessas categorias amplas ficam bem com luz reduzida.

Dracaena deremensis ‘lancifolia’ (lanceleaf dracaena) é uma das mais dramáticas. Cada folha tem a ponta vermelha. Aprenda como cultivar Dracaena aqui.

Não é apenas uma boa palma para usar em áreas com pouca luz, mas também pode criar um contraste interessante em áreas mais claras ou mais iluminadas.

As folhas longas e ovais da dracaena deremensis são mais cônicas que as da planta padrão e apresentam coloração avermelhada nas pontas, o que agrega muito ao seu valor ornamental.

Samambaias de azevinho para quartos escuros

Holly Ferns nunca são o ponto focal principal na maioria dos esquemas de paisagismo, mas não se deixe enganar, fazendo-o pensar que eles não são dignos de algum TLC.

Antes que as folhas desdobrem seus tufos de crescimento novo, semelhantes a violinos, elas são acréscimos especialmente bons a uma cesta suspensa.

Afinal, são plantações pouco exigentes e bonitas que durarão mais de uma década com relativamente pouca atenção.

Cyrtomium falcatum (mais comumente conhecido como samambaia de azevinho ou baço de ébano), vem das Ilhas Britânicas, onde cresce selvagem em florestas, sebes e até mesmo em penhascos rochosos.

As plantas de 60 centímetros de largura costumam ser cultivadas como cobertura do solo, mas podem ser igualmente úteis em cestos suspensos ou terrários.

Os plantadores suspensos adicionam um toque de drama a qualquer ambiente, e os violinos que emergem das ricas folhas verdes da samambaia chamarão a atenção quando se desenrolarem depois de uma semana ou mais.

Eu tenho uma Holly Fern na janela do meu banheiro e está indo muito bem. O único verdadeiro problema é que essas plantas ficam MUITO grandes. O meu tem quase um metro e meio de largura e pretendo movê-lo para outro local, onde haja mais espaço.

Parlor Palm para salas iluminadas

A Parlor Palm é uma das palmeiras de interior mais populares e fáceis de cuidar.

As palmeiras de salão são palmeiras delgadas que plantam os pés na água, mas crescem no solo. Proporciona excelentes plantios em massa ou pode ser utilizado como exemplar individual. Mantê-los bem regados é fácil, pois são uma planta indulgente.

Com seu formato montanhoso e folhas verdes ricas e brilhantes, Parlor Palm é uma das plantas de interior mais populares disponíveis.

A folhagem delgada e arqueada proporciona um contraste marcante com outras plantas que são mais compactas em seu hábito de crescimento. Esta palma não irá decepcioná-lo se você puder fornecer temperaturas mais quentes (65 – 85 graus).

A Palmeira Parlour prefere que a água seja mantida na raiz. Muita rega aérea fará com que as pontas das folhas fiquem marrons e pode exigir fertilização (dependendo das condições de cultivo).

Esta palmeira é um ótimo complemento para uma paisagem de chão ou como uma planta de destaque em sua casa ou escritório maior. É altamente tolerante a solos secos e se adapta à maioria dos ambientes internos.

Se possível, leve as plantas para fora quando as temperaturas estiverem acima de 65 graus e traga-as de volta quando estiverem abaixo de 65 graus.

Se você estiver cultivando com pouca luz, forneça iluminação artificial. Você pode usar lâmpadas fluorescentes de cultivo com espectro branco, vermelho ou azul frio.

Snake Plant Sansevieria para salas escuras

A planta Cobra ou Língua da Sogra pode ser cultivada em ambientes fechados com pouca luz. Deixe-o em uma área que receba 5 horas de luz solar e 23 centímetros de água por semana e ele prosperará por anos!

Plante em um vaso de 5 ou 6 polegadas com orifícios de drenagem para que o excesso de água possa escapar. Se quiser estimular o crescimento, fertilize durante os meses de verão, mas muitas vezes não é necessário.

A planta precisará ser regada uma vez por semana quando o ar estiver seco e pode tolerar períodos de seca de até 6 semanas. Saiba mais sobre Sansevieria aqui.

As cobras são algumas das melhores plantas para ambientes escuros e com pouca luz, tanto em escritórios quanto em residências. Mesmo se você for um pai de planta iniciante, você deve experimentá-los.

Samambaia de Boston

As samambaias de Boston podem ser plantadas em ambientes com pouca luz ou escuros. Eles são capazes de se adaptar ao nível de luz disponível. No entanto, movê-los para uma área bem iluminada por alguns dias promove um crescimento saudável.

Em um quarto escuro, suas samambaias de Boston podem nunca florescer, mas crescerão vigorosamente e manterão suas folhas por muitos anos apenas com nebulização de água uma vez por semana.

Boston Ferns são uma boa planta doméstica para pessoas que recebem pouca luz. As samambaias de Boston se dão especialmente bem em peitoris de janelas e são realmente fáceis de cultivar.

Na América do Norte, as samambaias de Boston crescem selvagens nas florestas de Massachusets. Na natureza selvagem de Boston, as samambaias crescem em troncos e galhos de árvores bem acima do solo.

Isso é importante porque as samambaias de Boston não são capazes de suportar a luz solar direta, então queimariam se crescessem sob uma janela ou qualquer outra fonte de luz solar direta.

Cuidar da samambaia de Boston é muito simples. Eles precisam de muita umidade, mas não de muita luz solar ou queimarão. O solo deve estar sempre úmido e é melhor borrifar a samambaia com um borrifador.

As samambaias de Boston crescem em folhas altas e estreitas; esses tipos de folhas são chamadas de folhas pinadas. As samambaias de Boston podem crescer até 1,5 metro de altura e 2,5 metros de largura.

A maioria das samambaias de Boston nos Estados Unidos são cultivadas em ambientes fechados e colhidas em populações selvagens.

A propagação da samambaia de Boston é um processo muito fácil. Pegue uma folhagem de uma planta madura, retire o rizoma e plante-a em um vaso com terra úmida.

Um rizoma é o fim do estipe da sua samambaia e parece uma raiz, mas não se deixe enganar, não é uma raiz de verdade!

Lírio da paz para quartos escuros

Os lírios da paz são plantas caseiras populares. Eles estão relacionados aos filodendros e também são algumas das melhores plantas para ambientes escuros e com pouca luz.

O lírio da paz é nativo da parte sudeste da Ásia. É uma das melhores plantas para ambientes escuros e com pouca luz. Tem folhas em formato de coração que medem cerca de 25 a 30 centímetros e têm aparência de espada.

Produz flores brancas com brácteas esverdeadas-avermelhadas ou partes semelhantes a folhas na base que se parecem com uma flor.

A planta é uma das plantas de interior mais fáceis de cultivar, mesmo para jardineiros iniciantes. Não requer nenhum nível de habilidade ou experiência e pode resistir à negligência por algum tempo.

Esta planta também é conhecida por outros nomes como spathiphyllum, lírio branco da paz e flor/lírio espata

Certifique-se de que as folhas não sejam expostas à luz solar direta e forte, pois podem ser danificadas.

Em locais com pouca luz, você pode adicionar luzes fluorescentes acima ou ao redor da planta para iluminação indireta, isso ajudará a planta a crescer bem.

Melhores plantas para salas com pouca luz

Encontrar plantas que cresçam saudáveis ​​mesmo quando mantidas em uma sala com pouca luz e luz solar mínima pode ser assustador. Não opte por suculentas porque elas ficarão estioladas.

Espero que este post sobre as melhores plantas para ambientes escuros e com pouca luz tenha sido útil. Por favor, compartilhe e também me siga no Pinterest e compartilhe suas plantas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *