Então você está planejando instalar um deck e percebeu que é uma grande despesa (HiPages estima que um deck pode custar entre US$ 200 e US$ 1.000 por metro quadrado, dependendo dos materiais selecionados). Então você quer ter certeza de que durará o máximo possível. Uma das principais coisas que podem dar errado com um deck de madeira é que as tábuas apodrecem devido à exposição à chuva ou à má drenagem. Parafusos, juntas e fixadores numa estrutura exterior também podem ser afetados e comprometer a estabilidade da estrutura.
Conversamos com Rod Schiefelbein, gerente de mercado australiano da empresa de decks compostos Trex, para obter dicas e conselhos para reduzir as chances de apodrecimento do deck e parafusos, juntas ou fixadores enferrujados.
1. Insira os parafusos com cuidado
“Se você inserir os parafusos na madeira com muita força, a viga pode rachar na origem. A rachadura na viga se expandirá nos elementos australianos, resultando em pequenos “poços” onde a água pode entrar e acumular-se, causando corrosão no parafuso. Evite tudo isso fazendo um furo piloto para evitar rachaduras.”
2. Mantenha-o seco
“Assim como você não gosta de ficar na chuva, as vigas do seu deck também não. Quando molhados, as vigas e os fixadores podem deformar e enferrujar. Escolha materiais como aço galvanizado ou alumínio para reduzir a chance de quebra e coloque vigas protegidas da chuva sempre que possível.”
Se selecionar um deck de madeira, certifique-se de que esteja bem protegido das intempéries e que tenha sido instalada uma drenagem adequada. O sistema de drenagem de deck Trex RainEscape é perfeito para um deck elevado, pois utiliza uma rede integrada de calhas e calhas para desviar a água do deck, protegendo-o da umidade que pode levar ao apodrecimento e à decomposição.

3. Escolha materiais resistentes à corrosão
“Seja estratégico quanto aos fixadores e parafusos que você usa durante a construção, escolhendo materiais que funcionem juntos e reduzam a corrosão”, afirma Rod. “Por exemplo, não use parafusos de zinco para fixar materiais de aço inoxidável, pois juntos eles podem enfraquecer com o tempo.”
4. Prepare e proteja
“A vida útil de qualquer estrutura será reduzida quando cercada por madeira úmida e apodrecida – independentemente dos parafusos e fixadores que você usar! Invista em um protetor de fita adesiva para deck especialmente feito, que é uma fita butílica autoadesiva e antiderrapante projetada para proteger vigas e vigas de madeira da umidade que pode levar ao apodrecimento e ao afrouxamento dos parafusos e fixadores do deck.

5. Considere o que está por cima
“Se você for incluir vasos de plantas em seu deck, mova-os regularmente e nunca coloque-os sobre parafusos ou fechos. Isso garantirá que manchas úmidas não se formem embaixo dos potes e escorra para o metal”, diz Rod.
